sexta-feira, 13 de maio de 2011

PACIENTE X

ENTREVISTA – INFORMAÇÕES COLHIDAS:

O adolescente apresenta problemas de aprendizagem, às vezes não consegue se comunicar com clareza, tendo muita dificuldade na leitura e na escrita, não está indo bem nos estudos, nem realiza as atividades escolares

COMENTÁRIOS:

Durante o processo avaliativo foi desenvolvido a EOPCA – Entrevista Orientada e Participativa Centralizada na Aprendizagem, acompanhada de testes psicopedagógicos para avaliação da leitura e da escrita, aplicação de técnicas projetivas (prova projetiva psicopedagógica),terapia psicopedagógica através da técnica “Caixa-de-areia”, jogos de palavras, desenho livre, pintura de mandalas, jogos psicodramáticos, testes de competência de leitura silenciosa, teste de compreensão de texto, teste de compreensão oral, de sondagem escrita, observando-se a capacidade de atenção e de concentração, a criatividade e outros aspectos importantes para o desenvolvimento cognitivo.

DIAGNÓSTICO CLÍNICO:

1. Apresenta dificuldades de leitura e escrita;

2. Algumas ocasiões apresentou déficit de atenção;

3. Falta de concentração na comunicação e nas orientações;

4. Falta de motivação com relação à escola e também aos estudos, visto que não consegue captar os conteúdos propostos;

5. Bloqueio com relação a disciplina de Matemática, levando-o a uma certa antipatia com o professor;

6. Falta de confiança e descaso com os estudos.



PROCESSO DE TRATAMENTO:

O Diagnóstico Psicopedagogico Clínico foi realizado através de13 (treze) sessões psicopedagógicas que iniciou no dia 26/08/09 e se estendendo até o dia 28/11/09, para uma melhor avaliação da estruturação das funções psicomotoras e psiconeurologicas, com duas sessões por semana no principio e depois apenas uma sessão semanal. As intervenções e atividades compreende-se em questões ligadas a atenção, concentração, organização, oralidade, leitura e escrita, compreensão, criatividade e aptidões. Trabalhando a produção de texto, a auto-correção e a auto-avaliação.


CONCLUSÃO:

O adolescente vem evoluindo muito bem ao tratamento, porém precisa de acompanhamento de especialistas na área psicopedagógica e aconselho levá-lo a um neurologista para uma avaliação nessa área. Suas atividades escolares relacionadas ao 9º ano, apresenta pouca significância visto que o mesmo não codifica e nem decodifica o que é proposto pela escola por não conseguir assimilar os conhecimentos propostos. Compreende o que se fala, mas nem sempre é compreendido e isso provoca desarranjos na sua comunicação e conseqüentemente na sua aprendizagem. Sugiro aos pais que procurem valorizar mais seus sonhos e projetos de vida, pois tem a necessidade de aceitação e compreensão dos mesmos. Evitem comparação porque ele é único e tem objetivos que o diferencia dos outros. O mesmo precisa ter um horário fixo para estudos, conforme foi feito durante o acompanhamento psicopedagógico e não fora cumprido pelo mesmo, pois falta compromisso com os estudos e certos limites, pois o mesmo precisa ter a consciência que para se conquistar os objetivos tem que fazer por onde merecer. Diante do que foi exposto, afirmo que o mesmo necessita de pedagogos e psicopedagogos que possam continuar trabalhando toda essa problemática.


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