quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ENTREVISTA

Por que, dentre as outras possíveis especializações do curso de pedagogia, você optou por psicopedagogia?
Sempre gostei de desafios e é uma área muito ampla de grandes descobertas. A psicopedagogia é muito multidisciplinar. É preciso muita pesquisa, muito estudo e experimentos. A cada momento posso tanto na área de educação como na saúde desenvolver vários projetos, técnicas fantásticas. A cada dia me apaixono pela psicopedagogia. Posso diversificar meu trabalho e desenvolver parcerias com especialistas doutras áreas afins.
O que este curso lhe proporcionou de mais relevante?
Essa especialização me fez inovar minha prática educativa. Tenho um novo olhar  diante das diversidades, das dificuldades e dos problemas de aprendizagem. Conseguir ampliar meus conhecimentos com práticas específicas e metodologias bem diversificadas.
Em seu ambiente de trabalho, você somente exerce a função de psicopedagogo?
Como já afirmei, a psicopedagogia é multidisciplinar, isso me leva a descobrir várias maneiras de enchergar determinadas problemáticas. Acredito que num primeiro momento me venho como educador. Esse é o meu principal papel, daí é que vem o especialista que observa, analisa, faz o diagnóstico e quando for preciso a intervenção.
Como é a seu cotidiano no trabalho? O que você necessariamente realiza como psicopedagogo?
Realizo entrevistas, diagnósticos através de uma diversidade de atividades  e testes psicopedagógicos, como provas piagetianas e outras, intervenções, terapias psicopedagógicas, palestras, orientações, dinâmicas de grupo. Tudo isso relacionado a questão da aprendizagem humana.
Quais técnicas ou métodos que você utiliza?
São diversas. Isso vai depender do problema e de cada paciente. Na maioria das vezes faz-se uma junção (música - arte – pintura – desenho – colagem – jogos educativos), a caixa de areia, o teatro de fantoches (psicodrama), pintura de rabiscos e  construção de mandalas, dentre outras. Temos entrevistas individuais e coletivas, terapia familiar, orientações aos pais e mães, aos professores/professoras.
Qual a satisfação, o reconhecimento de exercer esta profissão?
A satisfação é muito boa. Principalmente quando chega um pai ou uma mãe sem saber o que fazer com o filho ou filha e, dentro de um certo espaço de tempo começa a aparecer os primeiros sinais de mudança, não somente na criança, mas também nos que acompanham a mesma.
Você já atuou como psicopedagogo como funcionário de alguma escola? Qual a diferença, pra vc?
No momento, eu trabalho somente na minha clínica psicopedagógica, entretanto, atuo dando palestras em escolas e empresas, orientação aos pais/mães e em atividades de dinâmicas de  grupos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Como surgiu a ideia de trabalhar a psicopedagogia numa clinica?
por conta da carência nessa área aqui na nossa região e pelo olhar diferenciado que se pode ter das dificuldades, dos problemas e dos distúrbios de aprendizagem. Há muitos pais/mães por ai com tantos problemas e na maioria das vezes não sabem o que fazer, muito menos a quem encaminhar-se.
O que o motiva profissionalmente?
Saber que o pouco que realizo faz a diferença, que a cada sessão, o paciente vai se descobrindo e passa a conhecer seu problema e encontrar uma saída. Sei que sou um instrumento para que essas pessoas possa ser mais felizes.
Quais já foram os seus objetivos alcançados com este trabalho? Quais ainda faltam alcançar?
Criar um espaço que garanta a confiança do paciente e da família, a capacidade de desenvolver um trabalho que se obtém um bom resultado, na realização profissional (não incluindo aqui a questão financeira), as capacitações  desenvolvidas nessa área, a montagem do acervo de leituras relacionadas a várias temáticas, a participação em congressos e conferências, dentre outras.
Projetando o futuro, me vejo coordenando um  centro multidisciplinar que tenha diversos especialistas de várias áreas e que nesse mesmo espaço aconteçam oficinas de musicoterapia, arterapia, psicodrama, jogos esportivos, artes dramáticas e brinquedoteca.