quarta-feira, 6 de julho de 2011

AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA




Para entender o que é Psicopedagogia, acredito ser importante ir além da simples junção dos conhecimentos, oriundos da Psicologia e da Pedagogia, que ocorre com bastante freqüência no senso comum, isto porque, em sua própria denominação, Psicopedagogia aparece “suas partes constitutivas – psicologia+pedagogia – e que oferece uma definição reducionista a seu respeito”.
Na realidade, a Psicopedagogia é uma área do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas, com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano.
É, na verdade, um campo de atuação que, ao atuar de forma preventiva e terapêutica, posiciona-se para a compreensão dos processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas, objetivando se ocupar dos processos de transmissão e apropriação dos conhecimentos, principalmente quando surgem dificuldades e transtornos.
A Psicopedagogia é auxilio ao entendimento dos problemas de aprendizagem quando atua nos movimentos de constituição do desejo nos sujeitos aprendentes e ensinantes.
A Psicopedagogia precisa se comprometer com o processo de transição dos paradigmas educacionais, no mundo, no país, no estado, na cidade, na instituição, na sala de aula, no consultório ou no simples contato com os outros; enfim, em todas as situações em que existirem aprendizes e aprendizagens a serem realizadas.
Muito mais do que uma profissão, a Psicopedagogia deseja ser uma forma de se posicionar frente ao conhecimento e ao ser que aprende, bem como de utilizar esse conhecimento para a compreensão e transformação da realidade.
Psicopedagogia é um ato de amor... permitir-se mergulhar no desconhecido e aprofundar... aprofundar... perder o medo e receber o belo e transcender. A palavra psicopedagogia traz à tona questionamentos, sentimentos e fantasias.
 A ação profissional do psicopedagogo exige a integração interdisciplinar para a prevenção e a intervenção terapêutica. O psicopedagogo, no exercício de sua profissão, não deve ser apenas um profissional restrito à sua especialidade, mas sim um educador de almas, pelas oportunidades que lhe são proporcionadas durante o desempenho de suas atividades. Em cada ser que está sob os seus cuidados procura encontrar, nos pequenos detalhes dos seus gestos, seu olhar, sua escuta, em suas palavras uma mensagem de esperança, de valor inestimável, que só um profissional com sensibilidade poderá detectar.
Nosso papel, como psicopedagogos, não é o de criticar, tão somente, a escola, o professor, a família, os meios de comunicação, as formas de lazer, senão trabalhar em conjunto com tais grupos para conseguir realizar um dos maiores desafios do século: aprender a pensar a realização e aprender a realizar o pensamento, ou seja, construir teoria a partir da realidade e utilizá-la para modificar a realidade, tendo claro que esse é um processo histórico, do qual estamos bem no começo.