domingo, 6 de maio de 2012

ANALISANDO, ENTENDENDO, APRENDENDO E VIVENCIADO

Dividi a turma em dois grupos e entreguei um kit com material a cada um. Ambos receberam um texto com a "PARÁBOLA DO SEMEADOR". Orienteai para que lessem e analisassem o texto em grupo.
Solicitei ao primeiro grupo que confeccionasse um livreto sobre o texto utilizando ilustrações.
Sugeri ao segundo grupo  que fizessem um painel com ilustrações relacionadas ao texto lido.
O resultado foi surpreendente. As ilustrações explicitavam tudo que eles absorveram. Cada grupo falou sobre o que entenderam. E o que foi mais interessante é que eles trouxeram exemplos da sua própria realidade. Compararam a parábola com situações reais vivenciadas por eles.
Houve ai uma leitura e re-leitura. Eles apenas não leram o texto, mas analisaram, entenderam, houve aprendizado porque vivenciaram. A leitura foi  compartilhada pela turma e o resultado foi excelente, principalmente pelo resultado da arte que sempre está presente no nosso trabalho.

DISCIPLINA, COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

Havia solicitado aos alunos que decorassem uma pequena estrofe de alguns poemas distribuídos à turma. Na semana seguinte, quase ninguém cumpriu a tarefa determinada.
Diante dessa situação citei as palavras: DISCIPLINA, COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE. Pedi aos mesmos que conceituassem -nas. Depois conversamos, provocando um debate sobre essa temática. Mostrando a necessidade e a importância de termos a disciplina, o compromisso e a responsabilidade em diversas situações. Houve um grande aprendizado. Levei-os a refletirem sobre sua realidade e sobre a mudança de comportamento e a novas atitudes que deveriam ter diante dessa situação.