domingo, 29 de abril de 2012

UMA AULA BEM DIFERENTE COM MATERIAL SUCATEADO

Naquela tarde entrei na sala com duas caixas que estavam fechadas e contendo material que geralmente vai pro lixo: embalagens de sucos, creme dental, latas, sacolas, garrafas, caixinhas de fósforos e outros.Logo alguém perguntou o que tinha na caixa e de prontidão falei que era lixo. Havia trazido lixo para a classe. Ficaram abismados. Como alguém poderia trazer lixo?

Falei que muita gente joga lixo por ai. Dar lixo de presente à Natureza. Daí surgiu um debate sobre a Poluição, O desmatamento da Natureza e outros assuntos foram somados até chegarmos a conscientização ecológica. Dentre várias sugestões foI focado a utilização dos copos descartáveis e outras embalagens. Uma adolescente sugeriu para que cada um trouxesse seu canequinho e a turma deixaria de usar os descartáveis.

Depois de várias falas, dividi a turma em dois grupos. Solicitei que discutissem em grupo e planejassem montar algo com o material que estava na caixa. Além do material sucateado havia alguns acessórios. Coloquei em cada caixa uma tesoura, uma cola, uma fita adesiva - para ver como partilharia esses objetos.

Após algum tempo encontravam-se  duas montagens: primeiro um grupo apresentou um robô e, depois, o outro grupo apresentou algo que representava um piquenique.

A turma era formada por  pessoas que faziam parte de crenças bem diversificadas: evangélicos, católicos, espíritas e ateus. Focamos a importância do trabalho em equipe, a organização dos grupos, a forma que se uniram para atingir seus objtetivos e também o que prejudicou o andamento das atividades, pois havia alguns que brincavam com alguns materiais e atrapalhavam a execução do projeto.

Perguntei o que levou o grupo a construir aquela obra e um aluno que se diz ateu falou que ele teve a ideia e o grupo aceitou e colocou em prática. Indaguei de onde viria essa ideia e alguem respondeu que veio da mente. Depois perguntei o porquê ter vindo aquela ideia da mente... Ninguém respondeu.

E continuei questionando como ideia viria da mente... Depois interroguei o que fazem quando querem pesquisar algo e disseram-me que vão à internet e fazem uma busca. Então provoquei mais ainda: mas, como o assunto vai parar na internet? Disseram que antes alguém armazenou tudo lá. Salva-se o assunto num arquivo e pronto.

E nossa mente é como o computador? - perguntei e um garoto respondeu: - não, mas é como se fosse. Temos um arquivo mental - mais uma questão a debater. Deixei que comentassem e vem em seguida algumas colocações, porém não nos aprofundamos muito, mas ficando claro que a mente era algo imaterial.

Foi uma aula maravilhosa! Falamos sobre Ecologia - "consciência ecológica"; trabalhamos a criatividade através da arte; alguns conceitos interessantes ligados a questão inter-religiosa  através do poder que temos de criar, de inventar coisas novas; uma visão espiritualista porque trouxeram a questão de arquivo mental,  que a mente não é algo material; que somos co-criadores e fomos criados por um SER Supremo - Se fomos criados então existe um Criador.

Tudo isso aconteceu numa diversidade de opinião e respeito pelas crenças de todos ali presentes. Foi um trabalho  multidisciplinar, pois as visões diferentes enriqueceram bastante. Trabalhamos vários aspectos de uma forma que ninguém se sentiu diminuído e no final fizemos preces de agradecimentos e o aluno que se dizia ateu aceitou ficar ali no grupo... Isso mostra o quanto essa geração está evoluindo.