segunda-feira, 23 de abril de 2012

CRIANÇAS INDIGO



         QUEM SÃO AS CRIANÇAS INDIGO QUE ESTÃO NASCENDO POR TODA PARTE E QUE TRATAM OS ADULTOS DE IGUAL PARA IGUAL?

Por que são tão questionadoras e rebeldes? Como educá-las e como desenvolver seus potenciais? Como discipliná-las para que cresçam saudáveis e integradas à família e à sociedade?
Por toda parte, crianças, jovens e adultos índigo estão provocando reações e mudanças.São crianças que apresentam um comportamento ainda não classificado pela psicologia.
Muitas vezes rebeldes, os indigos são geralmente contestadores ao extremo, indiferente à autoridade.
As crianças índigo de hoje constituem uma amostra do que será a humanidade no futuro. Essas crianças vão nascer em número cada vez maior, por todo o planeta, de modo que um dia será a maioria na Terra.
Os índigos são algo mais do que simplesmente criaturas superdotadas. Elas vem ao mundo nada mais nada menos  para mudar a natureza  humana. Mudar a natureza do comportamento humano é possível. As crianças índigo apresentam um nível mais elevado de consciência. São os embaixadores da paz, os precursores da fraternidade que sentiremos mais efetivamente a partir de 2012. É uma nova era na qual os filhos dos índigos, que já estão sendo chamados de pacificadores, estarão trabalhando com sucesso por uma paz nunca antes vislumbrada na história da humanidade.
Os índigos possuem muita sabedoria.É interessante observá-los. Parecem ter na ponta da língua, uma lista de questões e perguntas sérias sobre a vida, pronta para ser despejada em qualquer um que esteja disposto a ouvi-las.
TRABALHANDO FILME COM  GRUPO DE PRÉ-ADOLESCENTES E JOVENS

FILME: VIDA DE INSETOS


METODOLOGIA:
  1. Solicitação aos educandos que assistissem ao filme focando as atitudes positivas e negativas apresentadas pelos personagens;
  2. Ao terminar o filme desenvolvi a Dinâmica: TEMPESTADE CEREBRAL - cada um falava palavras ou sensações que lhe viesse à mente e eu as escrevia em cartolinas;
  3. Cada equipe apresentou sua relação das atitudes positivas e negativas encontradas ao longo do filme;
  4. Houveram comentários relacionados a várias atitudes relaionando-as com a realidade do grupo - experiências de convivência;
  5. Pedi que cada um desenhasse a cena que mais gostou do filme;
  6. Juntamos todos os desenhos, ordenamos e formamos um livreto com os mesmos. - Esse foi o produto final desse trabalho.


Os educandos perceberam a nova ótica de assistir a um filme analisando e debatendo, pois muitos já haviam assistido o mesmo filme, porém não tiveram essa percepção.


Veja a relação dos aspectos que foram observados pela turma:


PONTOS POSITIVOS:
  1. Inovação
  2. Coletividade
  3. criatividade
  4. Solidariedade - ajuda ao próximo
  5. Confiança
  6. Amizade
  7. Iniciativa
  8. Mudanças de Atitudes
  9. Perseverança
  10. Espírito de Liderança
  11. Motivação
  12. Talentos
  13. Planejamento de Trabalho - esquema
  14. Divertimento
  15. Arte
  16. Teatro
  17. União
  18. Força
  19. Libertação
  20. Superação
  21. Esperança
  22. Sociabilidade
  23. Respeito às diferenças
  24. Inovação
  25. Mudança de paradgmas
  26. Reparação do Ato da Mentira
  27. Repensar o problema e buscar uma nova solução
  28. Celebração da Conquista do Grupo


ALGUNS PONTOS NEGATIVOS APONTADOS PELA TURMA:


  • Comodismo
  • Medo de enfrentar novas situações
  • Preso ao processo antigo - tradicionalismo
  • Poder - força dominadora
  • Opressão - opressor e oprimidos
  • Falta de confiança
  • Mentira
  • Preconceito
  • Desânimo
  • Desistência
  • Violência
  • Agressão física e verbal
  • Sentimento de Fracasso


REALMENTE ESSE TRABALHO FOI FANTÁSTICO. TRABALHAR COM FILMES EDUCATIVOS É UMA FORMA DE EDUCAÇÃO E  AUTOEDUCAÇÃO. POIS TAMBÉM APRENDI MUITO COM ESSAS ATIVIDADES. VISTO QUE JÁ HAVIA DESENVOLVIDO VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES COM ESSE FILME COM OUTROS GRUPOS. VALEU A PENA!!