domingo, 2 de outubro de 2011

DIÁRIO DA FAMÍLIA DE FULANO DE TAL

Essa técnica consiste em criar uma oportunidade na qual toda família do paciente possa registrar suas opiniões, ideias, dúvidas, divergências, sentimentos e outras possibilidades de expressão.

Comecei a desenvolver a mesma com alguns pacientes dos quais não tive a oportunidade de estar em contato com os membros da família por diversos motivos. No entanto, no caderninho que passou-se a ser chamado de Diário da Família foi-se registrando aos poucos muitos textos com diferentes olhares a respeito do problema apresentado pelo paciente, pois oportunizava-me fazer uma análise da visão dos demais da família. Além disso, diante das colocações divergentes, um membro da fmília comecava a ver o ponto de vista do outro. Nas oportunidades de reunião com o grupo familiar poderíamos debater os pensamentos, as dúvidas e até mesmo opinar por atitudes que poderiam melhorar o quadro do paciente.

Essa mesma técnica foi trabalhada de forma individual com o paciente. Chamada de DIÁRIO DE FULANO DE TAL, na qual o mesmo registrava as suas atividades rotineiras, desenvolvendo as habilidades de leitura e escrita e ao mesmo tempo refletindo sobre o que acontece no seu dia a dia.

Esse registro diário ajuda muito entender a rotina do paciente e da família, apresentando vários pontos de partida para análise dos problemas e das dificuldades de aprendizagem e de relacionamento social.

CRIAÇÃO DE UM PERSONAGEM PODEROSO

A TÉCNICA É A SEGUINTE:
1. Primeiro pede-se ao paciente que  faça uma modelagem de um boneco (personagem), que deve ter uma identidade, um nome.
2. O personagem deve ganhar vida e ter super-poderes.
3. Através dO FAZ-DE-CONTA deverá imaginar-se como o personagem com super poderes.
4. Desenhar o personagem numa folha de papel depois de desenvolver algumas brincadeiras.
5. Escrever uma história com o seu personagem. (caso ainda não saiba escrever pode ser oralmente) 















ATRAVÉS DESSA TECNICA PODE-SE TRABALHAR VÁRIOS ASPECTOS. PODEMOS CITAR ALGUNS, TAIS COMO: A CRIATIVIDADE, A LEITURA E A ESCRITA, AMPLIAR O PODER DA IMAGINAÇÃO E DA FANTASIA, ALÉM DE DESENVOLVER ASPECTOS PSICOLÓGICOS COMO POR EXEMPLO, O PACIENTE PODE EXPLICITAR ALGO QUE AINDA NÃO CONSEGUIU REALIZAR POR NÃO  SENTIR-SE COM CAPACIDADE. PODENDO ASSIM, DESENVOLVER NOVOS POTENCIAIS.