domingo, 26 de julho de 2009

RELATO DE UM CASO


Numa tarde quando os alunos se apresentaram muito agitados e discutindo por qualquer motivo, propus um desafio para que eles identificassem qual o principal problema de convivência existente na classe. Logo, foi identificado dentre outros o problema da indisciplina. E, isso ocasionou um tema para pesquisa e discussão na sala de aula.Solicitei, então, que eles apontassem uma solução para tal problema. Muitos apresentaram como solução uma reprodução de comportamento tradicional, como suspensão, castigo, punições severas como ficar sem recreio e sem merenda. Entretanto, no meio de toda aquela algazarra chegamos a conclusão que era necessário criar regras de convivência para a turma. Isso partiu, principalmente, porque houve algumas reflexões com relação a importância das regras. Citei exemplos dos mandamentos da lei de Deus e sua grande importância para os cristão viver num mundo melhor quando pratica; em seguida falei sobre a Constituição, os Estatutos e questionei para que serve as leis. Depois de toda discussão, chegamos a identificar o que levaria a indisciplina da turma e quais os desafios da mesma para todos. Houve uma tomada de consciência dos alunos, pois eles perceberam os danos que aquele tipo de comportamento iria provocar na classe. Assim sendo, sugeriu-se trabalhar as relações interpessoais, buscando o melhoramento da convivência escolar, a importância da interação e a coletividade de sala de aula e da escola, o clima de aula, a autonomia do aluno, os limites de comportamento/ conduta/ maneira de agir do aluno e do professor e a vivência de valores. Construímos juntos um quadro de “REGRAS DE CONVIVÊNCIA”. Foi sugerido que quem desobedecesse as regras não participaria dos eventos nem dos passeios da turma.

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