sábado, 14 de maio de 2011

PACIENTE JK

ENTREVISTA – INFORMAÇÕES COLHIDAS:

O paciente apresenta dificuldades de aprendizagem desde quando iniciou os estudos. Não gosta de ir á escola. Não faz as atividades completas. Apresentava dificuldade de comunicação. Já foi atendido por psicóloga e fonoaudióloga.

COMENTÁRIOS:

Durante o processo avaliativo foi desenvolvido a EOPCA – Entrevista Orientada e Participativa Centralizada na Aprendizagem, acompanhada de testes psicopedagógicos para avaliação da leitura e da escrita, provas operatórias (piagetianas), aplicação de técnicas projetivas (prova projetiva psicopedagógica),terapia psicopedagógica através da técnica “Caixa-de-areia”, desenho livre, pintura de mandalas, jogos psicodramáticos, testes de competência de leitura silenciosa, teste de compreensão de texto, teste de compreensão oral, de sondagem escrita, observando-se a capacidade de atenção e de concentração, a criatividade e outros aspectos importantes para o desenvolvimento cognitivo. Apresenta uma certa lentidão para desenvolver as atividades e quando não tem ninguém para atrapalhar consegue concentrar-se bem na realização das tarefas propostas. Na leitura não decodifica os textos, não consegue entender o que se ler. Há grande defasagem no processo da leitura. Sente muita dificuldade na leitura de palavras com sílabas complexas. Faz trocas das letras “f” e “v”, “p” e “b”, dentre outras. Falta de atenção durante a leitura. Quando produz um texto narrativo não segue uma ordem (começo, meio e fim). Não emprega as letras maiúsculas nos nomes próprios e inicio de frases na maioria das vezes.

DIAGNÓSTICO CLÍNICO:

1. Apresenta dificuldades de leitura e escrita;

2. Algumas ocasiões apresentou déficit de atenção;

3. Falta de motivação com relação à escola e também aos estudos, visto que não consegue captar todos os conteúdos propostos;

4. Troca freqüentes de letras

5. Falta domínio de leitura de palavras com sílabas complexas

PROCESSO DE TRATAMENTO:

O Diagnóstico Psicopedagogico Clínico foi realizado através de 09(nove) sessões psicopedagógicas que iniciou no dia 18/11/09 com a anamnese (entrevista com a mãe) e se estendendo até o dia 30/12/09, para uma melhor avaliação da estruturação das funções psicomotoras e psiconeurologicas, com duas sessões por semana. As atividades realizadas compreende-se em questões ligadas a atenção, concentração, organização, oralidade, leitura e escrita, compreensão, criatividade e aptidões. Trabalhando na maioria das vezes com a produção de texto.

CONCLUSÃO:

O paciente precisa de um espaço arejado, iluminado e silencioso para desenvolver suas tarefas escolares, pois qualquer movimento lhe tira a atenção. Deve ter um horário certo para os estudos diários e um espaço que contenha materiais escolares, tais como: livros, dicionários, cadernos, lápis, borracha e outros. Desenvolver uma rotina de estudo. Procurar estudar num horário diferente do momento de agitação da casa (não estudar, nem fazer tarefa no ambiente comercial). Precisa de espaço para desenvolver suas atividades sem intromissão de outros. Encontra-se em atraso no processo de leitura e escrita, havendo assim, a necessidade de acompanhamento de profissionais da educação: pedagogo e psicopedagogo, para que possa superar suas dificuldades de leitura e escrita. Deve-se praticar leitura através de diversos tipos de textos ( poesia, histórias, receitas, revistas, jornais, etc) todos os dias; fazendo cópias, ditados. Trabalhar a ortografia, pontuação e acentuação das palavras. Narrar fatos observando o começo, o meio e o fim. Criar um quadro com horário de estudos diários e segui-lo a risca. Acreditamos que seguindo essas orientações o paciente conseguirá ter um bom desenvolvimento na escola. Certamente, não gosta da escola porque não consegue acompanhar os conteúdos propostos no ano em que estuda.


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