sábado, 16 de abril de 2011

PRIMEIRO MOMENTO - CASO JC

O CASO JC, 13 ANOS DE IDADE, CHAMA MUITA ATENÇÃO. ELE NÃO OUVE QUASE NADA E POUCO PODE-SE ENTENDER DA SUA FALA, SENDO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO.MAS NÃO TEM MUITA DIFICULDADE EM COMPREENDER O QUE FALO. ELE TEM UMA FALA PRÓPRIA.NÃO CONSEGUE DIFERENCIAR AS CORES, NEM MESMO PRONUNCIAR OS NOMES DAS MESMAS.QUANDO PEDI PARA QUE ELE MOSTRASSE (DESENHO) DO QUE ELE HAVIA APRENDIDO NA ESCOLA, RABISCOU. FEZ UMA CASA, NUVEM, ÁRVORE E SOL.DEPOIS DESENHOU UM ANIMAL E MAIS OUTRO DESENHO QUE NÃO DAVA PRA IDENTIFICAR. FALOU BASTANTE SOBRE O DESENHO, MAS POUCO PUDE ENTENDER. FIQUEI PENSANDO: COMO VOU TRABALHAR COM UM ADOLESCEENTE SE NÃO ENTENDO SUA FORMA DE FALAR?




RESOLVI NÃO FICAR PRESO A TAL SITUAÇÃO E DEIXA-LO MAIS SOLTO, MAIS A VONTADE... DEPOIS ENTREGUEI VÁRIAS VARETAS DE CORES DIVERSAS E SOLICITEI QUE AS SEPARASSE EM GRUPO CONFORME AS CORES. A TAREFA FOI REALIZADA COM SUCESSO. DESCOBRIR NAQUELE MOMENTO QUE MESMO SEM SABER O NOME DAS CORES SABIA FAZER AGRUPAMENTOS COM ELAS. ELE ADOTOU O MÉTODO DE COMPARAÇÃO E ASSOCIAÇÃO DE CORES.



A UTIMA ATIVIDADE FOI COM UM APITO. FALEI QUE CADA APITADA ELE DEVERIA FAZER UM MOVIMENTO(GESTO). ASSIM SENDO, A PROPORÇÃO QUE SE IA APITANDO, ELE LEVANTAVA UM BRAÇO, DEPOIS DOIS BRAÇOS E, ASSIM, SUCESSIVAMENTE. REALIZAMOS REPETIDAS VEZES E PERCEBI O QUANTO ELE GOSTOU. TRABALHEI A ATENÇÃO, AUDIÇÃO, PERCEPÇÃO E NUMA "SIMPLES BRINCADEIRA" COMECEI UM TRABALHO QUE ESTÁ SENDO UM GRANDE DESAFIO PARA MIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário