sábado, 16 de abril de 2011

HÁ UM CRITÉRIO CLARO PARA DEFINIR A FASE QUE VAI DA PUBERDADE ATÉ A IDADE ADULTA?

Podemos considerar que a adolescência é uma fase típica do desenvolvimento do jovem da nossa sociedade. Uma sociedade evoluída tecnicamente,, isto é, industrializada, exgige um período para que o jovem adquira os conhecimentos necessários para participar dela. Em nossa sociedade o período de adolescência não é igual para todos os jovens.



Fica dificil estabelecer um critério cronológico que defina a adolescência, ou um critério de aquisição de determinadas habilidades, como ocorre com o desenvolvimento infantil.



A sociedade obriga os jovens a se tornarem adultos muito cedo, e, ao mesmo tempo, considera esse jovem adulto como adolescente. Então, não temos a adolescência como uma fase definida do desenvolvimento humano, mas como um período da vida que apresenta suas características sociais e suas implicações na personalidade e identidade do jovem. É um período de transição para a fase adulta que, na sociedade contemporãnea , prolongou-se bastante se tomarmos, como parâmetro, as sociedades primitivas.



Atualmente, inclusive, é possível falar-se numa espécie de "adultescência", que seria o prolongamento da adolescência na fase adulta.Este fenômeno, observado particularmente nos países ricos, também pode ser contatado, com menor incidência, em nosso país.



Muitos são os fatores psicológicos, sociais e econômicos que determinam esse processo nos países ricos, como a diminuição da oferta de emprego, uma certa garantia social que possibilita a alguns indivíduos viverem relativamente bem mesmo sem trabalhar; uma excessiva valorização da cultura jovem, o que leva o adulto a desejar permanecer eternamente jovem.



o jovem avalia o mundo através dos valores da sua família, mas ao confrontá-los com os valores e normas dos novos grupos que passa a frequentar, verifica que os valores familiares não são os unicos disponiveis e que, não se adaptam a funções que são agora exigidas.



o conflito social produz contradições de valores e o vandalismo pode ser uma válvula de escape para o jovem. Às vezes é dificil manter o equilíbrio entre o desejo do novo e o medo do desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário