TRABALHANDO FILME COM GRUPO DE PRÉ-ADOLESCENTES E JOVENS
FILME: VIDA DE INSETOS
METODOLOGIA:
Os educandos perceberam a nova ótica de assistir a um filme analisando e debatendo, pois muitos já haviam assistido o mesmo filme, porém não tiveram essa percepção.
Veja a relação dos aspectos que foram observados pela turma:
PONTOS POSITIVOS:
ALGUNS PONTOS NEGATIVOS APONTADOS PELA TURMA:
FILME: VIDA DE INSETOS
METODOLOGIA:
- Solicitação aos educandos que assistissem ao filme focando as atitudes positivas e negativas apresentadas pelos personagens;
- Ao terminar o filme desenvolvi a Dinâmica: TEMPESTADE CEREBRAL - cada um falava palavras ou sensações que lhe viesse à mente e eu as escrevia em cartolinas;
- Cada equipe apresentou sua relação das atitudes positivas e negativas encontradas ao longo do filme;
- Houveram comentários relacionados a várias atitudes relaionando-as com a realidade do grupo - experiências de convivência;
- Pedi que cada um desenhasse a cena que mais gostou do filme;
- Juntamos todos os desenhos, ordenamos e formamos um livreto com os mesmos. - Esse foi o produto final desse trabalho.
Os educandos perceberam a nova ótica de assistir a um filme analisando e debatendo, pois muitos já haviam assistido o mesmo filme, porém não tiveram essa percepção.
Veja a relação dos aspectos que foram observados pela turma:
PONTOS POSITIVOS:
- Inovação
- Coletividade
- criatividade
- Solidariedade - ajuda ao próximo
- Confiança
- Amizade
- Iniciativa
- Mudanças de Atitudes
- Perseverança
- Espírito de Liderança
- Motivação
- Talentos
- Planejamento de Trabalho - esquema
- Divertimento
- Arte
- Teatro
- União
- Força
- Libertação
- Superação
- Esperança
- Sociabilidade
- Respeito às diferenças
- Inovação
- Mudança de paradgmas
- Reparação do Ato da Mentira
- Repensar o problema e buscar uma nova solução
- Celebração da Conquista do Grupo
ALGUNS PONTOS NEGATIVOS APONTADOS PELA TURMA:
- Comodismo
- Medo de enfrentar novas situações
- Preso ao processo antigo - tradicionalismo
- Poder - força dominadora
- Opressão - opressor e oprimidos
- Falta de confiança
- Mentira
- Preconceito
- Desânimo
- Desistência
- Violência
- Agressão física e verbal
- Sentimento de Fracasso
REALMENTE ESSE TRABALHO FOI FANTÁSTICO. TRABALHAR COM FILMES EDUCATIVOS É UMA FORMA DE EDUCAÇÃO E AUTOEDUCAÇÃO. POIS TAMBÉM APRENDI MUITO COM ESSAS ATIVIDADES. VISTO QUE JÁ HAVIA DESENVOLVIDO VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES COM ESSE FILME COM OUTROS GRUPOS. VALEU A PENA!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário