domingo, 26 de julho de 2009

RELAÇÃO DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM - DIVERSIDADE - INCLUSÃO


Estudando o desenvolvimento da pessoa nos domínios afetivo, cognitivo e motor, Wallon identifica alguns campos funcionais no sujeito que comporiam a pessoa integrada. Procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um desses domínios, e as implicações para o todo representado pela pessoa, resultam, segundo ele, quatro temas fundamentais em sua teoria: afetividade, movimento, inteligência e a questão da pessoa, do eu.









Ao longo do desenvolvimento da pessoa, as emoções são gradualmente controladas pela razão. Para o desenvolvimento intelectual deve-se valorizar a interação com os elementos da cultura. A sala e aula, segundo Freinet, deverá ser um clima de harmonia e disciplina, discutam tanto os conhecimentos básicos da aprendizagem como os problemas da vida cotidiana. Sendo assim, ele propõe que a educação ideal seria a que respeita o indivíduo e a diversidade e reencontra a identidade própria do ser humano através da individualidade de cada um; que respeita as crianças tais quais elas são, sem submetê-las a modelos pré-estabelecidos, e que as ajuda na formação de sua personalidade.



A inclusão não admite qualquer tipo de discriminação, e os mais excluídos sempre são os que têm deficiências graves. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Diferentemente do que muitos possam pensar, inclusão é mais do que rampas e banheiros adaptados. A equipe da escola inclusiva deve discutir o motivo de tanta repetência e indisciplina, de os professores não darem conta do recado e de os pais não participarem. As práticas pedagógicas precisam ser revistas. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que no fim das contas todos tenham os mesmos resultados. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com as suas condições. A inclusão cresce a cada ano e, com ela, o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos. Na escola inclusiva, os alunos e alunas aprendem a conviver com a diferença e se tornam cidadãos solidários. A inclusão não atende apenas as crianças com deficiência mas também as excluídas ou discriminadas. A discriminação não ocorre apenas entre os estudantes. Muitas vezes as avaliações servem mais para ver quem se encaixa nos padrões de aluno ideal do que para medir o progresso de cada um, dentro das suas possibilidades. Na escola que não valoriza a diversidade, o conteúdo é determinante. Sem habilidades intelectuais e comportamentais desenvolvidas, a exclusão é maior. Uma boa escola colabora para a inclusão social e a realização pessoal do ser humano.

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